logo-chiliboats-branca
beneficios-do-sup-pnzkypzacipqz0dh6dn8446jcnekv2tr3dacrw6w38

Benefícios da Prática do Stand Up Paddle

Cada vez mais o Stand Up Paddle (SUP) vem conquistando novos adeptos. O esporte é ideal para grandes travessias e permite ver o local sob um novo ângulo. Além disso, o SUP traz diversos benefícios aos seus praticantes.

O esporte, que mistura remo e surf, exige equilíbrio e força de quem o pratica. A modalidade aeróbica queima bastante calorias, e ainda trabalha abdômen, pernas e braços. Mas não basta apenas equilíbrio, o SUP também exige concentração, aponta Ângelo Coutinho, professor da Academia da Praia e praticante do esporte. O exercício consiste em se manter equilibrado em uma prancha e remar fazendo uma travessia ou pegando uma onda, como o surfe tradicional. O SUP de travessia é mais fácil do que o tradicional e queima cerca de 500 calorias por hora, sendo um aliado para manter a forma.

Uma opinião comum entre os praticantes de SUP é que o esporte ajuda a esquecer dos problemas do dia a dia, permite o contato com a natureza, é uma boa oportunidade para curtir um dia de sol junto aos amigos, além de ser ótimo para passar um tempo consigo mesmo.

O fisioterapeuta Ricardo Barbosa Caixeta, especialista na área, relacionou como a prática do Stand Up Paddle pode melhor a saúde física e mental:

1- Definição Muscular

O SUP trabalha basicamente todos os grupamentos musculares do corpo. Durante a prática do esporte, utiliza-se membros superiores (braços e tronco); membros inferiores (pernas); e o cérebro (córtex) – que é o mais importante. A todo instante precisa-se do córtex, pois ele é responsável pelo equilíbrio e coordenação, que são necessários já que se utilizam braços, pernas e abdômen ao mesmo tempo. Braços são necessários para remar, pernas para facilitar a locomoção com flexão de quadril e joelhos simultaneamente, proporcionando uma posição mais confortável e efetiva para o deslocamento. O abdômen estabiliza todo o corpo para o equilíbrio em cima da prancha.

2- Postura

Quando o SUP é praticado com a postura correta (coluna ereta, pernas levemente flexionadas e abdômen contraído) evita-se possíveis lesões e ainda melhora a postura em longo prazo, pois o abdômen é o principal responsável por preservar a coluna lombar. Trabalha-se também a musculatura peitoral e das costas.

3- Sistema Cardiovascular

Quando se pratica o SUP, a circulação sanguínea aumenta e, consequentemente, o batimento cardíaco e a frequência respiratória são alterados. Dessa forma, consegue-se trabalhar o sistema cardiovascular, prevenindo grandes disfunções.

4- Coordenação Motora

A parte responsável pela a coordenação é o córtex cerebral. No SUP, para se obter uma locomoção mais efetiva com menos gasto energético, é necessário associar pernas, tronco e braços e, ao mesmo tempo, contrair diferentes grupos musculares situados em todo o corpo. Por isso, o SUP é ideal para melhorar a coordenação motora.

5- Mente

Além dos benefícios físicos supracitados, o SUP é uma ótima terapia para a mente. Durante a prática esportiva são liberadas endorfina e serotonina, que causam sensação de bem estar e felicidade, que a longo prazo oferece algo muito importante: qualidade de vida! ;-)